Pela décima vez consecutiva, os planos de saúde aparecem entre os maiores responsáveis pela insatisfação dos consumidores brasileiros em 2013, revelou o ranking divulgado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A divulgação coincide com a semana do Dia Mundial do Consumidor, celebrado no sábado (15).

Negativa de cobertura, reajustes considerados abusivos e descredenciamento de rede assistencial foram os principais problemas relatados pelos usuários de planos, que lideram o ranking pelo segundo ano consecutivo. O setor de saúde suplementar superou o de serviços financeiros, de produtos e de telecomunicações.

Frente a 2012, as reclamações contra os planos cresceram 6,26 pontos percentuais, alcançando 26,66% do total de reclamações. Serviços financeiros, que aparece em segundo lugar, respondeu por 16,64% das queixas. Saúde suplementar já ocupou a primeira posição em queixas em 11 dos 12 levantamentos feitos pela Idec, com exceção apenas em 2011.

No total de 2013, 68,97% das reclamações feitas ao Idec correspondem aos quatro setores citados (planos de saúde, serviços financeiros, produtos e telecomunicações). Entre as demais queixas estão imóveis, transporte, lazer, água e energia, entre outros.

Durante 2013, o Idec registrou 13.541 reclamações – por telefone, e-mail e pessoalmente.

Fonte: Saúde Web