Troca de Plano de Saúde Empresarial – Começam a valer novas regras

Troca de Plano de Saúde Empresarial – Começam a valer novas regras

A Troca de Plano de Saúde Empresarial possui novas regras desde o dia 03 de junho. Confira hoje tudo que você precisa saber sobre a troca e portabilidade de Planos de Saúde Empresariais sem ter que cumprir novos prazos de carência.

O que é a Portabilidade de Carências nos Planos de Saúde?

A portabilidade de Planos de Saúde é um mecanismo que permite que o usuário e seus dependentes troquem de um plano de saúde para outro com aproveitamento do tempo de carência já cumprido no plano original.

Em outras palavras, é o direito de a pessoa trocar de plano sem ter que cumprir prazos de carência novamente.

Até agora, este direito era garantido apenas aos beneficiários de planos de saúde individuais/familiares ou coletivos por adesão.

Com a nova norma da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a Resolução 438 ANS possibilidade de troca de plano de saúde sem cumprimento de novos prazos de carência se estende também aos planos empresariais.

De acordo com a ANS, os planos de saúde empresariais representam 70% do mercado e cerca de 31 milhões de usuários de Planos de Saúde serão beneficiados pela nova norma.

Ainda de acordo com a ANS, essa mudança nas normas de Troca de Plano de Saúde Empresarial beneficiará principalmente aposentados, demitidos e beneficiários com planos com até 30 vidas.

Troca de Plano de Saúde Empresarial – Um resumo sobre as novas regras

Com a mudança das regras de Troca de Plano de Saúde Empresarial, diversas novidades e vantagens para essa modalidade oferecida pelas operadoras. Vejamos agora as principais mudanças:

Aumento de cobertura dos Planos Empresariais

Antes, o usuário somente poderia trocar um plano por outro que tivesse as mesmas coberturas oferecidas no plano de origem.

Agora, é permitido trocar para um plano com coberturas diferentes. Se a troca for um Upgrade do Plano de Saúde, ou seja, com cobertura maiores, o beneficiário passará apenas pela carência dos novos procedimentos cobertos e que não era cobertos anteriormente.

Prazo para Troca de Plano de Saúde

Antes, havia uma janela de 4 meses após o aniversário do contrato em que o usuário poderia exercer a portabilidade do plano com aproveitamento das carências.

Atualmente, a portabilidade pode ser realizada em qualquer momento, indiferente de periodicidade.

Plano de Saúde Empresarial para demitidos

No caso de funcionários que foram demitidos, eles também se enquadram nessas novas regras, podendo assim inclusive migrar para Planos de Saúde com cobertura menor.

Cancelamento unilateral de Plano de Saúde Empresarial

Este é um tópico extremamente importante de se discutir. Caso a empresa cancele seu Plano de Saúde Empresarial, o beneficiário também pode exigir a mudança para um novo plano de saúde sem ter que cumprir novos prazos de carência.

Ficou com alguma dúvida sobre a Troca de Plano de Saúde Empresarial?

Preencha o formulário abaixo e fale com um Advogado Especialista em Saúde!

 

Fale com um advogado especialista em Saúde