Seguradora Prudential nega seguro de vida: o que fazer

A seguradora Prudential é uma das principais atuantes no mercado securitário no Brasil. Ainda assim, chegam ao nosso escritório clientes buscando orientação sobre o que fazer quando a seguradora Prudential nega o pagamento da indenização do seguro de vida.

Para preservar seus direitos, é importante saber como funciona o seguro de vida e, em caso de necessidade, buscar sempre a orientação de um advogado especialista em seguro de vida

O que é o seguro de vida?

O seguro de vida é basicamente um contrato firmado entre uma pessoa (segurado) junto a uma seguradora, para buscar garantir que, segurança e tranquilidade caso ocorra algum imprevisto como um acidente, doença ou até mesmo um falecimento.

A seguradora recebe um valor mensal (prêmio) previamente ajustado e, em caso de o risco segurado vir a se concretizar (sinistro), os beneficiários terão direito ao recebimento de uma indenização.

Leia mais:

como pedir o recebimento do seguro de vida

O problema é que em alguns casos pode ocorrer a negativa de pagamento do seguro de vida. Diante disso, a grande questão, que surge é: no caso de ter o seguro de vida negado pela seguradora Prudential: o que fazer?

Motivo da negativa de pagamento do seguro de vida

A primeira coisa a observar é qual o motivo alegado pela seguradora para negar o pagamento do seguro de vida.

São relativamente comuns as negativas de pagamento do seguro. Entre os principais motivos invocados pelas seguradoras podemos destacar a alegação de não cobertura do risco, agravamento do risco contratado, prazo de carência, doença preexistente, atraso no pagamento dos prêmios (inadimplência), entre outros.

Em muitos casos, no entanto, as negativas são indevidas e podem ser questionadas judicialmente.

Prazo para exigir o pagamento do seguro de vida

Muitos beneficiários perdem o direito de exigir o pagamento da indenização do seguro de vida por não observarem os prazos estabelecidos em lei.

Segundo a legislação, quando o segurado for ele próprio também beneficiário (nos casos em que há cobertura para invalidez, por exemplo), o prazo para exigir o pagamento é de apenas 1 ano.

Nos demais casos, os beneficiários tem o prazo de até 3 anos para exigirem o pagamento da indenização.

Importante destacar que o aviso de sinistro e pedido de pagamento da indenização suspende este prazo, que volta a correr após a seguradora emitir a negativa formal de pagamento do seguro.

A inobservância ao prazo prescricional é uma das maiores causas de perda do direito de exigir o pagamento da indenização, portanto é muito importante que os beneficiários fiquem atentos.

Como exigir o pagamento do seguro de vida

Diante da negativa de pagamento do seguro de vida pela seguradora Prudential ou de qualquer outra, o beneficiário pode recorrer à Justiça para exigir o recebimento da indenização.

É importante ter em mãos documentos como a apólice, os comprovantes de pagamento dos prêmios, os documentos que acompanharam o aviso de sinistro e a negativa de pagamento emitida pela seguradora.

Com tais documentos, é recomendável que o beneficiário procure um advogado especializado em seguro de vida o mais breve possível (lembre-se que o prazo para exigir o pagamento da indenização é custo).

O advogado poderá então melhor analisar o caso, bem como os motivos da negativa e avaliar a viabilidade de uma ação judicial.

A Bueno Brandão Advocacia é um escritório especializado em saúde e seguros, contando com muitos anos de atuação na defesa dos direitos dos segurados.

Se você teve o pagamento do seguro de vida negado pela seguradora Prudential (ou qualquer outra) Entre em contato conosco e solicite a avaliação do caso por um advogado especialista.

 

Fale com um advogado especialista em Saúde