Problemas com Planos de Saúde

Problemas com Planos de Saúde

Você já teve Problemas com o Plano de Saúde? Hoje vamos falar sobre os principais deles o que fazer para buscar resolvê-los!

Quais os principais Problemas com Planos de Saúde?

Levantamento realizado pelo Ibope a pedido do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar apontou que ter um plano de saúde é o 3º maior desejo de consumo do brasileiro.

Ter um Plano de Saúde significa não ter que depender exclusivamente do SUS, o que representa, para muitos consumidores, uma ideia de tranquilidade e segurança.

Contudo, mesmo quem pode pagar por um convênio particular não está livre de dor de cabeça.

De acordo com o Índice Geral de Reclamações da ANS, o número de Problemas com Planos de Saúde segue numa crescente desde janeiro de 2019.

Neste artigo, falaremos sobre os principais Problemas com Planos de Saúde e como resolvê-los.

Problema com Plano de Saúde nº1 – Aumentos abusivos de mensalidade

Uma das principais reclamações, de acordo com a ANS, é a respeito de Aumentos Abusivos, sejam os anuais, sejam aqueles aplicados por mudança de faixa etária (principalmente aos 59 anos ou mais).

Embora os reajustes do plano de saúde sejam previstos na legislação, o consumidor deve ficar atento quando ocorrer um aumento abusivo do plano de saúde.

De acordo com o Advogado Especialista em Saúde, Luciano Correia Bueno Brandão, os tribunais tem estabelecidos critérios para a revisão do valor das mensalidades dos planos e afastado aumentos não previstos no contrato e injustificados.

Para saber mais sobre reajustes, clique aqui.

Problema com Plano de Saúde nº 2 – Negativa de procedimentos

A negativa de cobertura de exames, cirurgias e tratamentos é um Problema com Plano de Saúde bem comum enfrentado pelos consumidores.

As operadoras se negam a cobrir tratamentos pelos mais variados motivos. Os mais comuns são a alegação de não previsão do tratamento no rol de procedimentos da ANS, ou então alegações de tratamentos experimentais  ou ainda de prazos de carência.

O Tribunal de Justiça de São Paulo é bem claro com relação as negativas de cobertura de procedimentos, estabelecendo por meio de diversas súmulas que diante de indicação médica, o tratamento prescrito não pode ser recusado aleatoriamente pelos convênios.

Para saber mais sobre, clique aqui!

Problema com Plano de Saúde nº 3 – Prazo de atendimento

A ANS tem uma lista com o prazo máximo que as operadoras de Planos de Saúde podem levar para marcar consultas. Esse é um dos Problemas com Plano de Saúde mais comuns. De acordo com o Advogado Especialista em Saúde, Luciano Correia Bueno Brandão, “quando a rede credenciada do plano de saúde não conseguir atender a demanda de pacientes dentro do prazo, o beneficiário poderá, inclusive, exigir o atendimento fora da rede e o reembolso das despesas pelo convênio de forma integral.”

Tenho um Problema com meu Plano de Saúde. O que fazer?

Estes são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos consumidores de planos de saúde.

Caso você tenha qualquer tipo de Problema com o seu Plano de Saúde, o ideal é buscar por ajuda de um Advogado Especialista em Saúde, que poderá analisar o caso e orientar adequadamente sobre os direitos do usuário.

 

Fale com um advogado especialista em Saúde