Plano de saúde negou tratamento. O que fazer?

Problemas com planos de saúde são corriqueiros. É praticamente impossível não conhecer alguém que nunca tenha passado por situação em que o plano de saúde negou tratamento ou cobertura de exames, internações, cirurgias, medicamentos, home care, etc.

O que o paciente não sabe é que, na enorme maioria dos casos em que o plano de saúde negou tratamento, na realidade se tratam de negativas abusivas e indevidas e que podem ser revertidas com a orientação de um advogado especialista em plano de saúde.

Para ajudar pacientes e familiares, preparamos algumas dicas sobre como agir em tais situações.

Plano de saúde negou tratamento, o que fazer?

1 – Manter a calma: muitas vezes o paciente e seus familiares, já aflitos e em situação de estresse, acabam não raciocinando adequadamente e se deixam levar por informações equivocadas. Entenda que as negativas de cobertura, embora corriqueiras, são na maioria das vezes questionáveis e podem ser revertidas com a devida orientação.

2 – Reunir o máximo de documentação possível: reúna cópias de relatórios médicos, laudos, exames, receitas, etc.

Em casos em que o plano de saúde negou tratamento, a operadora tem a obrigação de fornecer a negativa de cobertura por escrito. Se ainda assim a negativa for verbal (por telefone, por exemplo), anote data e número de protocolo da ligação.

3 – Procure auxílio de um advogado especialista em plano de saúde: em casos urgentes que necessitem de solução imediata ou em que não for possível solucionar o problema administrativamente, o consumidor pode recorrer ao Judiciário através de um processo contra o plano de saúde.

Processo contra plano de saúde

Diante de uma situação em que o plano de saúde negou tratamento ou cobertura a exames, procedimentos, cirurgias, ou medicamentos, entrar com uma ação judicial contra o plano de saúde pode ser o caminho mais eficiente para afastar a negativa indevida do plano e assegurar o tratamento indicado.

Por meio de um processo contra o plano de saúde, o paciente pode exigir a cobertura do tratamento prescrito, o reembolso de despesas que porventura tenha tido anteriormente para garantir o tratamento e, dependendo do caso, até mesmo uma indenização por danos morais.

A Justiça, via de regra, analisa casos envolvendo planos de saúde de forma bastante rápida, uma liminar contra o plano de saúde pode ser obtida em até 48h.

É importante destacar que o Judiciário já tem posições bastante consolidadas sobre os mais variados temas envolvendo os planos de saúde e, em mais de 90% dos casos a Justiça tem tem sido favorável aos pacientes, considerando as negativas das operadoras abusivas.

Advogado especialista em plano de saúde

Quando o assunto é a defesa da vida e da saúde, é importante contar com o melhor suporte jurídico possível.

Nossa equipe é formada por advogados especialistas em planos de saúde saúde que possuem vasta experiência na área, constante atualização e formação especializada nacional e internacional, o que garante a excelência de nossos serviços.

Se você tem dúvidas sobre seus direitos e já enfrentou situação em que o plano de saúde negou tratamento, preencha o formulário abaixo e entre em contato com um advogado especialista em planos de saúde.

 

Fale com um advogado especialista em Saúde