Muitos pacientes procuram este escritório de advocacia especializado em saúde para buscar informações sobre a cobertura de Tratamento de Câncer de Próstata pelo plano de saúde.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Considerando todos os gêneros, ele é o quarto tipo mais comum no Brasil.
Felizmente, existem muitos tratamentos modernos disponíveis atualmente, o que aumenta as chances de cura e de uma vida saudável.
Por outro lado, não são incomuns situações em que os pacientes encontram dificuldades de acesso ao tratamento de câncer pelo plano de saúde, em razão de negativas de cobertura de cirurgias, medicamentos, exames, etc.
Nestas situações, é sempre importante contar com a orientação de um advogado especialista em planos de saúde para melhor avaliação do caso e orientação adequada sobre os direitos do usuário.
Câncer de Próstata
A próstata fica localizada na região do baixo abdome, entre a bexiga e o reto e é responsável por parte da produção do sêmen. O Câncer de Próstata possui sintomas, entretanto, eles podem ser facilmente confundidos com qualquer outro tipo de problema de saúde.
Alguns dos sintomas são: Necessidade de urinar mais vezes ao dia OU dificuldade de urinar. Apenas nas fases mais avançadas da doença que podem surgir sintomas mais perceptíveis, como insuficiência renal ou infecção generalizada.
Tratamento de Câncer de Próstata
O Tratamento de Câncer de Próstata não é estático, ou seja, não existe apenas um único Tratamento. Tudo depende da intensidade e agressividade do Câncer. É comum ser indicado, entretanto radioterapia ou até mesmo quimioterapia, além de cirurgias.
Existem casos ainda onde pode ser necessário tratamento hormonal associado também.
Plano de Saúde deve cobrir o Tratamento de Câncer de Próstata
Sim. De maneira geral, o Câncer de Próstata tem Cobertura Obrigatória Pelos Planos de Saúde e negativas de cobertura de exames, cirurgias, medicamentos, etc são consideradas abusivas.
Quais Tratamentos De Câncer de Próstata o Plano de Saúde deve cobrir?
Por ser uma doença de cobertura obrigatória, o Plano de Saúde deve Cobrir todos os Tratamentos para Câncer de Próstata indicados pelo médico, de acordo com a modalidade do seu plano de saúde.
De radioterapia a cirurgia, todos os tratamentos devem ser cobertos, inclusive com o uso de técnicas modernas como a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) e cirurgia robótica.
A Lei 9.656/98, que regulamenta os planos de saúde, obriga a cobertura de tratamento pelo plano de saúde de qualquer doença listada na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, também chamada simplesmente de CID.
Além disso, o beneficiário do plano de saúde é protegido pelo Código de Defesa do Consumidor, que considera nula qualquer restrição que ponha o consumidor em situação de desvantagem excessiva.
Portanto, se uma doença é coberta, obviamente o tratamento também deve ser.
Recebi uma negativa de cobertura de tratamento de Câncer de Próstata. E agora?
Ao receber qualquer negativa de Plano de Saúde, o ideal é procurar um Advogado Especialista em Saúde. Ele poderá te auxiliar e orientar para que, em caso de negativas ou práticas abusivas por parte das operadoras de plano de saúde, haja reversão e garantia do seu direito.
A Bueno Brandão Advocacia é um escritório especializado na área de saúde, localizado em São Paulo (SP) na região da Avenida Paulista e com atuação em todo o país, com anos de experiência na atuação na defesa dos direitos dos pacientes e usuários dos planos de saúde. Entre em contato conosco através do formulário abaixo e fale com um advogado especialista de nossa equipe.