Plano de Saúde deve cobrir Tafinlar

Plano de Saúde deve cobrir Tafinlar

No artigo de hoje falaremos se o seu Plano de Saúde deve Cobrir Tafinlar e em caso de negativa, o que fazer. Confira:

Enfrentar o Câncer de Pele não é uma tarefa fácil, ainda mais se seu Plano de Saúde negue cobertura de medicamentos indicados para o tratamento da doença. Este é um fato mais comum do que deveria para diversos pacientes, principalmente os que necessitam de medicamentos de alto custo, como é o caso do Tafinlar, que chega a custar até R$40.000,00.

O que é Tafinlar?

De acordo com a bula existente no site oficial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Tafinlar é indicado para: “monoterapia ou em combinação com dimetilsulfóxido de trametinibe é indicado para o tratamento de pacientes com melanoma, um tipo de câncer de pele, quando este se espalhou pelo corpo e não pode ser removido por cirurgia e para pacientes com mutação no gene BRAF V600.”

Tafinlar tem registro na Anvisa?

Sim! O Tafinlar está devidamente registrado na Autarquia referente ao Ministério da Saúde.

Plano de Saúde deve Cobrir Tafinlar?

Nenhuma operadora pode recusar cobertura de medicamentos devidamente prescritos por um médico especialista, então sim, o Plano de Saúde deve Cobrir Tafinlar.

O Tribunal de Justiça de São Paulo em sua súmula de número 95, que diz:

“Havendo expressa indicação médica, não prevalece a negativa de cobertura do custeio ou fornecimento de medicamentos associados a tratamento quimioterápico.”

 

O descumprimento, ou melhor dizendo, a Negativa de Cobertura de Tafinlar pelo Plano de Saúde é considerada abusiva pela justiça e pode sim ser revertida.

Negativa de Cobertura de Tafinlar

As operadoras de Planos de Saúde costumam negar Cobertura do Tafinlar pelo valor do medicamento, que pode chegar a custar R$ 40.000,00.

Desde 2014 os planos devem Custear Tratamento, mesmo que ele seja considerado de alto custo. Quem determinou isso foi a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A decisão foi pensando exatamente em evitar problemas e Negativa de Cobertura de Medicamentos para Câncer.

Como forçar o Plano de Saúde a custear Tafinlar?

Em caso de negativa pelo convênio, a solução mais rápida para Forçar o Plano de Saúde a Custear Tafinlar ou qualquer outro medicamento para tratamento de câncer indicado pelo seu médico especialista é uma liminar judicial. Para saber mais sobre liminar judicial .

Para conseguir uma liminar, obrigando a sua operadora a Cobrir Tafinlar, é recomendável contar com apoio de um Advogado Especialista em Planos de Saúde.

 

Nestes casos, a liminar obrigando Cobertura de Tafinlar pode vir em até 24 horas, dependendo obviamente de casa caso.

 

Fale com um advogado especialista em Saúde