Plano de saúde cobre psicólogo

Muitos pacientes procuram este escritório de advocacia especializada em direito da saúde com dúvidas sobre se o plano de saúde cobre psicólogo ou se pode haver limitação no número de sessões.

Como se sabe, a negativa de cobertura ou limitação de sessões pelos planos de saúde é uma das principais reclamações dos usuários dos convênios, sendo que em caso de restrições de acesso ao tratamento, é sempre recomendável buscar auxílio de um advogado especialista em plano de saúde para afastar abusos.

Advogado Especializado em Plano de Saúde

O Brasil possui, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia, mais de 300 mil psicólogos, e a demanda por estes profissionais tende a aumentar no período pós crise financeira que o Brasil enfrentou.

Os profissionais responsáveis por cuidar da nossa mente estão com agendas cada vez mais apertadas com o tanto de pessoas buscando por seus conselhos profissionais e com isso, a pergunta que se faz é, afinal, Plano de Saúde Cobre Psicólogo?

O que um Psicólogo faz?

Antes de falarmos sobre a Cobertura de Tratamento Psicológico por Planos de Saúde, devemos entender exatamente o que um psicólogo faz.

Muito confundido com psiquiatra, o psicólogo atua ajudando a lidar e enfrentar seus medos e traumas através de sessões terapêuticas. O profissional age explorando sua mente com o objetivo de auxiliar o paciente a lidar com seus problemas de uma forma mais saudável. Ao contrário do psiquiatra, o psicólogo não pode receitar fármacos.

Plano de Saúde Cobre Psicólogo?

Sim. O Plano de saúde cobre consulta com psicólogo, sendo que este direito está assegurado no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com cobertura para pacientes com algum destes quadros:

Quantas sessões o Plano de Saúde Cobre?

De acordo com a ANS, o plano de saúde deve cobrir até 40 sessões anuais, ou seja, você pode se consultar com um Psicólogo por até 40 vezes ao ano.

No entanto, esta limitação é considerada abusiva e pode ser questionada. Muitos casos exigem um acompanhamento mais intensivo e complexo, que ultrapassa o número de sessões mínimas, sendo que interromper o tratamento porque o número de sessões mínimas foi ultrapassado colocaria o paciente em desvantagem excessiva.

Além disso, quem deve delimitar a quantidade de sessões necessárias é o profissional responsável pelo tratamento, ou seja, o psicólogo.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), já definiu que os planos de saúde não podem limitar o tempo de tratamento.

Meu Plano de Saúde se nega a cobrir Tratamento Psicológico. E agora?

Caso seu Plano de Saúde se negue a cobrir Tratamento Psicológico ou ainda tente limitar a quantidade de sessões/consultas, o ideal é procurar um advogado especialista em saúde.

Advogado Especializado em Plano de Saúde

Diante de restrições indevidas ao tratamento, pode ser possível ingressar com um processo contra o plano de saúde e buscar garantir a cobertura do tratamento sem limite de sessões, bem como o reembolso de valores pagos pelo paciente com consultar particulares.

A Bueno Brandão Advocacia é um escritório especializado em direito a saúde, localizado em São Paulo (SP) na região da Avenida Paulista, com atuação em todo o território nacional na defesa dos direitos dos pacientes.

 

Fale com um advogado especialista em Saúde