Plano de Saúde cobre DIU

Plano de Saúde cobre DIU

Negativas por parte de operadoras de planos estão cada vez mais comuns. Hoje, tiraremos uma dúvida muito comum, principalmente para mulheres, que é se o Plano de Saúde cobre DIU. Confira.

Desde 2016, o número de casais e mulheres que não querem ter filhos vem aumentando. Cada vez mais, a decisão de não ter filhos vem sendo tomada. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em dez anos, a parcela total de casais que não querem ter filhos aumentou mais de 5%.

Neste contexto, entram em cena os métodos contraceptivos, como preservativos, uso de pílula e outros mais radicais como a laqueadura e a vasectomia. Dentre tantos métodos, o uso do DIU é um intermediário.

O que é DIU?

DIU, ou Dispositivo Intra-Uterino, é um método contraceptivo muito utilizado no Brasil. Com duração que varia de 5 a 10 anos, sendo que existem atualmente dois tipos:

  • DIU de cobre;
  • DIU de Mirena.

O DIU de cobre impede o encontro dos espermatozoides com o óvulo, porque o cobre afeta os espermatozoides matando-os ou diminuindo sua movimentação dentro do útero, o que impede a fecundação.  Já o DIU hormonal (Mirena) altera o muco cervical e a cavidade uterina, podendo em alguns casos inibir também a ovulação.

Plano de Saúde cobre DIU?

Sim. Os Planos de Saúde são obrigados a cobrir procedimentos de planejamento familiar e desde 2017 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou em sua lista de procedimentos obrigatórios, os métodos contraceptivos que tem Cobertura Obrigatória pelos Planos de Saúde.

São eles:

  • Implante de dispositivo intra-uterino (DIU) hormonal para contracepção;
  • Laqueadura;
  • Implante de dispositivo intra-uterino (DIU) não hormonal;

Fica claro para a lei então, que os Planos de Saúde são obrigados a Cobrir o DIU. Não só isso. Eles devem ainda cobrir consultas e outras atividades referentes ao planejamento familiar.

Conforme estabelecido pela Lei a Lei 9.263/96, considera como planejamento familiar “(…) o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal”.

Meu Plano de Saúde negou cobertura de DIU. O que fazer?

Caso seu Plano de Saúde se negue a Cobrir o DIU, o ideal é procurar por um advogado especialista em saúde. Ele te auxiliará a forçar a cobertura do procedimento de forma mais rápida.

>>> Quero que um advogado especialista em saúde analise meu caso<<<

Ficou com alguma dúvida sobre Cobertura de DIU por Planos de Saúde? Preencha o formulário abaixo que um advogado entrará em contato!

 

Fale com um advogado especialista em Saúde