Plano de Saúde Cobre Cirurgia Robótica

Plano de Saúde Cobre Cirurgia Robótica

Por se tratar de uma tecnologia moderna, existem muitas dúvidas de pacientes sobre se o Plano de Saúde Cobre Cirurgia Robótica. Os questionamentos são válidos e relevantes, visto que os procedimentos robóticos vêm se popularizando cada vez mais no Brasil no tratamento de diversas doenças.

Confira o artigo de hoje sobre a Cobertura de Cirurgia Robótica por Planos de Saúde

O que é Cirurgia Robótica?

Considerada por muitos como uma inovação dos procedimentos cirúrgicos em geral, a Cirurgia Robótica é um procedimento moderno que traz inúmeros benefícios em relação à cirurgia tradicional.

Existe diversas vantagens da cirurgia robótica em comparação com outros tipos de cirurgia, como por exemplo:

  • Procedimento menos invasivo/Cortes menores;
  • Maior precisão na intervenção médica;
  • Redução de sangramentos, dores e risco de infecção;
  • Recuperação mais rápida do paciente;
  • Menor tempo de internação.

É importante salientar que a Cirurgia Robótica, apesar do nome, não acontece “sozinha”, ou seja, o “robô” não atua sozinho. O médico tem 100% de controle sobre o equipamento e todas as suas ações são planejadas e programadas previamente, com o objetivo de oferecer melhores resultados no procedimento cirúrgico.

Plano de Saúde Cobre Cirurgia Robótica?

A grande dúvida entre os pacientes é se o plano de saúde cobre cirurgia robótica.

Neste contexto, deve-se considerar que cabe ao médico do paciente avaliar os riscos e a conveniência de se realizar uma cirurgia por técnica convencional ou com uso de equipamentos como a cirurgia robótica.

Se o médico considerar que a cirurgia robótica é a técnica mais adequada para o tratamento eficaz do quadro apresentado, minimizando riscos e tornando a chance de êxito maior, o plano deverá, sim, autorizar o procedimento.

Ainda que o tratamento indicado não conste do Rol de Procedimentos da ANS, esta não é uma justificativa válida para impedir o custeio da cirurgia pelo convênio.

Em centenas de casos, a Justiça vem reconhecendo o dever de cobertura:

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) em sua súmula 102 reconhece que: “Havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio de tratamento sob o argumento da sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da ANS.”

Assim, havendo indicação médica, o Plano de Saúde não pode negar Cobertura de Cirurgia Robótica.

Meu Plano de Saúde negou Cobertura de Cirurgia Robótica. E agora?

Caso receba uma Negativa de Cobertura de Cirurgia Robótica pelo seu Plano de Saúde, o ideal é procurar pela orientação de um Advogado Especialista em Saúde, o qual poderá avaliar o caso e tomar as providências necessárias para buscar garantir o efetivo acesso ao tratamento através de uma Liminar a forçar a cobertura.

>>> Quero que um Advogado Especialista em Saúde analise meu caso<<<

 

Por meio de uma ação judicial é possível buscar fazer com que seu Plano de Saúde Cubra Cirurgia Robótica de forma rápida.

Ficou com alguma dúvida sobre Cirurgia Robótica pelo Plano de Saúde? Preencha o formulário abaixo e um advogado especialista em saúde entrará em contato com você o mais rápido possível!

Fale com um advogado especialista em saúde