O que fazer quando Plano de Saúde não cobre exames?

O que fazer quando Plano de Saúde não cobre exames?

Seu Plano de Saúde Não Cobre Exames específicos? Este artigo pode te interessar! Hoje falaremos sobre o que fazer quando Plano de Saúde Não Cobre Exames. Confira.

Para que servem os exames?

Atualmente, existem inúmeros exames laboratoriais disponíveis para que o médico possa avaliar o quadro do paciente, diagnosticar a doença e propor o tratamento mais adequado.

Os exames de detecção, são aqueles realizados de forma rotineira, que visam prevenir o surgimento ou agravamento de doenças, como por exemplo os exames para verificar a dosagem de colesterol no organismo.

Já os exames diagnósticos são realizados para fins de investigação, quando já há a suspeita de uma doença e o médico já delimitou algumas hipóteses.

Como se vê, a realização de exames é uma ferramenta poderosa para auxiliar na prevenção e no tratamento dos mais variados tipos de doença.

Plano de Saúde Cobre Exames?

Sim, devem ser cobertos os exames necessários para o correto acompanhamento e tratamento do paciente.

A própria lei que regula os planos de saúde estabelece que é devida a cobertura de serviços de apoio diagnóstico e de exames complementares indispensáveis para o controle da evolução da doença e elucidação diagnóstica.

Assim, havendo indicação médica, a alegação de que o plano de saúde não cobre exames é abusiva.

O Advogado Especialista em Saúde, Luciano Correia Bueno Brandão lembra que todos os exames necessários ao correto acompanhamento do paciente devem ser cobertos pelo plano de saúde. Mesmo que determinado exame não esteja previsto expressamente no rol da ANS, deve haver a cobertura.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo possui entendimento consolidado sobre o dever de o plano de saúde cobrir exames, tendo editado a Súmula 96 que diz:Havendo expressa indicação médica de exames associados a enfermidade coberta pelo contrato, não prevalece a negativa de cobertura do procedimento”.

O que fazer quando o Plano de Saúde negar cobertura de exames?

Caso o Plano de Saúde Negue Cobertura de Exames, o paciente deve procurar orientação de um Advogado Especialista em Planos de Saúde.

Na enorme maioria dos casos a negativa é indevida e pode ser questionada judicialmente, inclusive por meio de um pedido de liminar para forçar seu plano a Cobrir o Exame.

Ficou com alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo e um Advogado Especialista entrará em contato o mais rápido possível!

Fale com um advogado especialista em saúde