Ação contra seguradora que não paga sinistro

Em situações de negativa de pagamento de seguro, entrar com uma ação contra seguradora que não paga sinistro é a única alternativa para evitar que os beneficiários sejam prejudicados e consigam receber a indenização do seguro de vida a que tem direito.

Como já explicamos anteriormente, existem muitos motivos de negativa de pagamento de seguro de vida, como alegação de doença preexistente, inadimplência, aumento do risco, entre outros.

Em caso de negativa do seguro de vida, os beneficiários não tem alternativa senão buscar o auxílio de um advogado especialista em seguro de vida para entrar com uma ação contra seguradora que não paga sinistro.

Como funciona o seguro de vida

Como já explicamos no artigo seguro de vida: o que você precisa saber, o seguro de vida é basicamente um contrato firmado entre uma pessoa (segurado) junto a uma seguradora, para buscar garantir que, segurança e tranquilidade caso ocorra algum imprevisto como um acidente, doença ou até mesmo um falecimento.

A seguradora recebe um valor mensal (prêmio) previamente ajustado e, em caso de o risco segurado vir a se concretizar (sinistro), os beneficiários terão direito ao recebimento de uma indenização.

Contudo, quando acontece de haver a negativa de pagamento do seguro de vida, a única alternativa é entrar com uma ação contra seguradora que não paga sinistro.

Como funciona ação contra seguradora que não paga sinistro

No caso de haver negativa de pagamento do seguro de vida pela seguradora, o beneficiário pode recorrer à Justiça para exigir o recebimento da indenização.

Para entrar com uma ação contra seguradora que não paga sinistro, é importante reunir alguns documentos considerados essenciais, como a apólice do seguro de vida, os comprovantes de pagamento dos prêmios, os documentos que acompanharam o aviso de sinistro e a negativa de pagamento emitida pela seguradora.

Tendo os documentos em mãos, o beneficiário deve buscar o auxílio de um advogado especialista em seguro de vida o mais rapidamente possível, pois o prazo prazo para exigir o pagamento da indenização é bastante curto.

Leia mais:

Qual o prazo para pedir o seguro de vida

O advogado poderá então melhor analisar o caso, bem como os motivos da negativa e avaliar a viabilidade de uma ação judicial.

Na maioria dos casos a Justiça julga favoravelmente a ação contra seguradora que não paga o sinistro e determina o recebimento da indenização pelo beneficiário.

Teve o pagamento da indenização do seguro de vida negado? Entre em contato com um advogado especializado em seguro de vida da nossa equipe.

 

Fale com um advogado especialista em Saúde