Ação Contra Plano de Saúde

Ação Contra Plano de Saúde

O número de reclamações de usuários que tem algum problema com plano de saúde aumenta ano a ano e, como consequência, cada vez mais pessoas acabam optando por recorrer à Justiça e abrir uma ação contra Plano de Saúde.

De acordo com levantamento do Portal G1, o número de Ações Contra Planos de Saúde cresceu cerca de 300% nos último sete anos.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as situações em que o usuário pode entrar com um processo contra o plano de saúde e como funciona o trâmite das ações.

Quando entrar com uma Ação Contra Plano de Saúde

Quando os usuários tem algum problema com plano de saúde, os motivos mais comuns que resultam em uma ação judicial se dão quando:

  • Plano de saúde nega cobertura de tratamento;
  • Plano de saúde nega exame;
  • Plano de saúde tem um aumento abusivo da mensalidade;
  • Plano de saúde cancelado indevidamente.

De forma geral, na maioria das situações citadas há abusividade por parte do convênio e que podem ser questionadas por meio de uma ação contra plano de saúde.

 

>>>Quero que um advogado especialista em saúde analise meu caso<<<

 

Como Funciona uma Ação Contra Plano de Saúde

Ao receber uma negativa de tratamento pelo plano de saúde, negativa de autorização de uma cirurgia, de um exame, ou ainda negativa de fornecimento de um determinado medicamento, por exemplo, é recomendável que o usuário busque orientação de um advogado especialista em plano de saúde.

Com o auxílio de um profissional qualificado, a situação pode ser revertida por meio de uma ação contra plano de saúde e, normalmente, é possível buscar obter uma liminar contra o plano de saúde.

Mediante ordem judicial, o convênio será obrigado a autorizar e cobrir de imediato as despesas com o tratamento prescrito, sob pena de multa e crime de desobediência.

O objetivo principal neste momento é justamente o de assegurar que o tratamento necessário e evitar que o paciente venha a sofrer prejuízos irreparáveis à sua vida e saúde.

Leia mais: Como funciona o processo contra o plano de saúde?

Como entrar com ação contra Plano de Saúde?

O primeiro passo para entrar com uma ação contra o plano de saúde é procurar reunir documentos como o relatório médico indicando e justificando a necessidade do tratamento prescrito. É importante também que o paciente ou seu responsável procure obter a negativa de cobertura pelo plano de saúde. Vale observar que o plano de saúde tem a obrigação de fornecer a negativa por escrito, sempre que houver a solicitação do paciente.

Com tais documentos, é recomendável que o paciente ou seu responsável busquem auxílio de um advogado especialista em planos de saúde.

Como a maioria deste tipo de caso envolve a saúde e a vida do paciente,  contar com um suporte especializado de um profissional que realmente tenha experiência na área é fundamental.

Ficou com alguma dúvida sobre seus direitos e como mover uma Ação  Contra Planos de Saúde, entre em contato conosco.

 

Fale com um advogado especialista em Saúde