Plano de Saúde cobre Botox?


Hoje vamos falar sobre um assunto que gera ainda muitas dúvidas: Plano de Saúde Cobre Botox? Confira:


Ao contrário do que se pensa, o Botox não tem funcionalidade apenas estética. Também conhecido como toxina botulínica, o Botox pode ser indicado por médicos para tratamento de enxaqueca, problemas nas articulações, incontinência urinária e diversos outros problemas de saúde.

Com a indicação médica vem a dúvida: Plano de Saúde Cobre Botox? Confira:

O que o Botox trata?

Podemos dizer que o uso da Toxina Botulínica chamou a atenção em meados de 1980 por provocar relaxamento dos músculos oculares em pacientes que sofriam de estrabismo. Alguns anos mais tarde, o Botox passou a ser utilizado para tratar os sintomas da espasticidade. Atualmente, o Botox pode ser utilizado até mesmo no tratamento de tumores.

Existem diversas doenças e sintomas que podem ser tratados com o uso do Botox. De bexiga hiperativa a enxaqueca, a Toxina Botulínica pode ser indicada para tratar doenças dermatológicas, neurológicas, odontológicas e até mesmo oftalmológicas.

Quem define quando o Botox deve ser utilizado para tratamentos é o médico. Com a indicação de uso da toxina é o médico responsável pelo seu caso.

Plano de Saúde cobre Botox?

O Plano de Saúde Cobre Botox sim, sempre que houver indicação médica e ela não for apenas para finalidade estética. Como dito anteriormente, existem diversas doenças que podem ser tratadas com Toxina Botulínica e seu Plano de Saúde não pode negar a aplicação.

Se houver indicação médica e a mesma não se tratar de questões estéticas, o Plano de Saúde não pode negar a aplicação de Botox.

Agora se a indicação médica de Aplicação de Botox é baseada em resultados puramente estéticos, o Plano de Saúde pode não cobrir a aplicação.

O Botox – Tratamento Off Label

Como mencionado acima, a indicação original do botox é para tratamento de estrabismo. Porém isto não exclui a aplicação para o tratamento de outras doenças ainda que não previstas na bula.

Recentemente, a terceira turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os Planos de Saúde não podem negar cobertura a medicamentos Off Label, que são medicamentos com devido registro na Anvisa porém utilizados para outros tratamentos, diferente dos indicados na bula.

De acordo com a Ministra Nancy Andrighi, que foi relatora do caso, a negativa trata-se de intromissão na ciência médica e segundo ela, a prática é “odiosa e inaceitável prejuízo ao paciente enfermo”.

Para saber mais sobre Medicamentos Off Label Clique aqui.

Meu Plano de Saúde se recusa a cobrir aplicação de Botox para tratamento de doenças. O que fazer?

Ao receber a negativa do Plano de Saúde para Cobertura de Aplicação de Botox mesmo com indicação médica, o ideal é que procure um advogado especialista na área da saúde o mais rápido possível.

É possível reverter a situação e conseguir que seu Plano de Saúde cubra a Aplicação do Botox.

Precisa de ajuda? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o mais rápido possível!

 

Fale com um advogado especialista em Saúde